Estratégias para produzir um conteúdo de valor para o Instagram

Neste artigo, você vai ver as principais estratégias para criar conteúdo de valor para essa mídia social. Confira!

Não sabe como produzir conteúdo para o Instagram? Então chegou ao lugar certo.

Neste artigo, você vai ver as principais estratégias para criar conteúdo de valor para essa mídia social. Confira!

Planeje uma rotina de postagens

Em um primeiro momento, pode parecer fácil produzir um conteúdo de valor para o Instagram, mas não é bem assim.

Para que isso seja uma realidade, você precisa ter uma boa estrutura, a começar por um bom planejamento de rotina.

Esse planejamento deve conter toda a informação necessária não só para as publicações, mas também para a criação delas.

Dessa forma, você consegue prever como serão os seus dias e manter o compromisso com o seu público e essa mídia social.

Portanto, não deixe de planejar bem a sua rotina de postagens para se orgulhar do seu feed do Instagram!

Observe a sua concorrência

Observar a sua concorrência é uma das melhores maneiras de encontrar ideias para novos conteúdos.
Para ficar claro, imagine que você tem um perfil de educação e decide observar os seus concorrentes diretos.

Com um pouco de pesquisa, você percebe que a maior parte deles utilizam vídeos animados para ilustrar conceitos, ou seja, você identifica um padrão.

Por que será que isso está em alta? Provavelmente, porque está trazendo resultados.

Não tenha medo de estar copiando-os por perceber algo do tipo e passar a implementar em seu perfil, pois, muitas vezes, eles também viram isso em algum outro lugar.

Contudo, tenha cuidado para não acabar se inspirando demais na sua concorrência, pois o seu público vai perceber.

Se ver algum conteúdo interessante no perfil de um concorrente e decidir abordá-lo em seu perfil, faça isso de uma maneira diferente.

Afinal, por que alguém iria querer seguir duas pessoas com publicações idênticas? Tenha autenticidade quando for produzir conteúdo de qualidade para o Instagram!

Saiba escolher hashtags

Uma das melhores maneiras de alcançar novas pessoas e adquirir engajamento em suas publicações no Instagram é o uso de hashtags.

Nessa lógica, quando as pessoas vão pesquisar por algo novo, é comum que busquem pela hashtag de algum assunto que as interesse.

Em uma dessas buscas, ela pode se deparar com uma publicação do seu perfil e passar a segui-lo.
Após isso, basta você continuar produzindo conteúdos relevantes para manter esses seguidores que conquistou por perto e atrair novos.

Há diversos sites e aplicativos que auxiliam na hora de escolher boas hashtags e com uma rápida busca você pode encontrar a melhor opção para você.

Tenha um público-alvo bem definido

A internet é imensa e é impossível você produzir conteúdo para todas as pessoas que a acessam. Por isso, é essencial que você defina muito bem qual é o seu público-alvo.

Há muitas maneiras de chegar a esse resultado, mas a mais fácil é pela análise do seu público atual.
Para isso, o próprio Instagram Analytics disponibiliza todas as informações que você precisa.

Basta acessá-lo indo em “Informações” e depois em “Público”. Vale destacar, ainda, que o Instagram Analytics só vai funcionar para você se tiver uma conta comercial no aplicativo.

Crie uma persona

A persona segue um princípio muito próximo ao do público-alvo, mas é um pouco mais específica.
De modo geral, você vai utilizá-la para produzir conteúdos que realmente se adaptem as necessidades do seu público.

Logo, para criar uma persona, é preciso que já esteja com o seu público-alvo bem definido.
Em seguida, com base nas informações mais recorrentes nele, você vai criar um personagem semifictício. Essa é a sua persona.

Para ficar mais claro, veja um exemplo de persona:

“Rodrigo é um jovem de 21 anos que sonha em cursar medicina em uma universidade federal. De uma família classe B, Rodrigo gosta de se distrair em redes sociais como o Instagram, onde ele consome muito conteúdo educacional.”

Diversas outras informações poderiam ser acrescentadas, desde que todas sejam baseadas em dados reais do seu público.

Após ter uma persona definida, você passa a produzir conteúdo para ela.

Vamos pegar como exemplo o desejo de Rodrigo por medicina em uma universidade federal.

Sabendo disso, você pode criar um post no Instagram sobre as melhores universidades federais de medicina do país especificamente para ele.

Como você sabe que ele é um personagem criado com os dados mais recorrentes do seu público-alvo, você automaticamente vai criar conteúdo para o seu público.

Assim, você garante uma especificidade de conteúdo alta e uma assertividade muito maior.
Use e abuse dos Stories.

Para quem quer produzir conteúdo para o Instagram, saber utilizar o Stories é essencial.

Basicamente, todo o conteúdo que você cria para o stories aparece para o seu público em um local específico, o que aumenta as chances de ele ver.

Além disso, esse conteúdo desaparece em 24 horas. Isso permite que você crie conteúdos mais simples, com o intuito de realmente se aproximar de quem segue o seu perfil.

Por exemplo, você pode fazer perguntas para os seus seguidores sobre algum assunto em alta, o próximo post ou qualquer coisa que quiser.

Por mais simples que possa parecer, isso é excelente tanto para uma aproximação quanto para elevar o nível de engajamento.

Jamais deixe essa ferramenta de lado e você vai sentir na prática os resultados!