Você sabe o que faz um social media? Saiba tudo a respeito!

Leo Purus. Suscipit dui fusce metus elit. Consequat nostra Natoque litora magna neque risus dapibus ultrices turpis.
Leo Purus. Suscipit dui fusce metus elit. Consequat nostra Natoque litora magna neque risus dapibus ultrices turpis.

Neste post, você vai descobrir o que faz um social media bem como o motivo deste termo estar em alta no último ano.

Dessa maneira, vai ser simples entender como você pode começar a pensar em uma nova área de atuação ou mesmo ampliar os seus negócios.

Então, não perca mais tempo, pegue agora mesmo o seu bloquinho de notas para não perder nenhuma informação que pode mudar a sua conta bancária.

Boa leitura!


O que é essa nova profissão?

A princípio, é importante destacar a que exatamente se refere essas duas palavras, que são utilizadas exatamente como descritas aqui.

Mais importante que isso, é entender que, atualmente, estamos em uma nova era, onde grande parte dos negócios e comércios funcionam de maneira diferente.

Principalmente se comparado com alguns anos.

Neste cenário, o mundo digital ganha cada vez mais espaço na vida das pessoas.

Agora, é natural fazer compras por aplicativos, consultar informações na rede, conversar por mídias online e assim por diante.

Dessa maneira, cada vez mais, as pessoas compartilham e usam as redes sociais para expor algum assunto ao público.

Seguindo essa linha, o social media/mídia é o profissional que vai tomar conta das estratégias e análises de contas sociais.

Dessa maneira, o principal objetivo desse profissional é garantir que o público se interesse pelo conteúdo de uma página, aumentando a conversão.

Vale destacar ainda que o social media vai além de ações que visam curtidas e comentários.

Isso porque, existem diversas funções que podem ser atribuídas a este profissional, que vai atuar de acordo com cada trabalho e demanda.

Entre as principais questões levantadas estão:

  • Entender exatamente quem é a persona de cada rede/negócio;
  • Definir região de maior interesse;
  • Pensar nos interesses pessoais dessa persona;
  • Avaliar qual o melhor horário para fazer postagens;

Portanto, se trata de um guia para todos os conteúdos, páginas ou para o perfil daquele cliente que é representado.

Seja uma marca, empresa, produto, empreendedor ou mesmo um influencer.

Não à toa, cada vez mais, existe a necessidade de fazer um curso online, buscando o aperfeiçoamento da técnica.


O que faz um social media

Depois de entender um pouco melhor como funciona essa profissão, surge a dúvida do que exatamente esse profissional faz.

Mesmo que você já tenha pego as dicas na lista logo acima.

Sendo assim, a profissão ainda é recente e vem se consolidando no mercado.

Como resultado, existem diferentes áreas de atuação que podem ser atribuídas a você, mas tudo depende da sua especialidade e necessidade do cliente.

Logo, é comum que alguns sejam contratados para determinada função ou mesmo para fazer tudo.

Com isso em mente, existem quatro funções que merecem destaque:


1. Planner

Sem sombra de dúvidas, uma das principais funções que diversos clientes buscam em um social mídia se refere a capacidade de planejamento.

Isso porque, cuidar do planner de um negócio online não é fácil e exige atenção e disciplina.

Basicamente, essa parte do trabalho consiste em analisar os dados para então definir a estratégia.

Dessa forma, você precisa entender o negócio, a persona, analisar os resultados e, só então, criar um planner.

Além disso, é bastante comum que o profissional também seja o responsável por dar o pontapé inicial nas estratégias.

Em síntese, definir exatamente a persona, criar um perfil desse público, ver quais são as tendências para da rede, etc.

Podemos dizer que não é algo rápido e simples, mas que precisa ser avaliado de forma cuidadosa.


2.Social mídia conteudista

Diferentemente daquele que faz o planejamento, o conteudista fica responsável pela criação do conteúdo.

Geralmente, atua em conjunto com o planner, para seguir o que foi definido.

Entretanto, a principal função aqui é garantir que o conteúdo esteja sempre pronto e nas linhas da rede.

Não à toa, aquele que faz o planejamento e cria o conteúdo precisa estar em sincronia constante, para que as coisas realmente funcionem.

Caso contrário, a rede pode acabar com um conteúdo para outra persona, posts fora do prazo e outros problemas.

O conteudista fica então responsável pela parte prática.


3. Gestor

Em qualquer ramo, o gestor é conhecido como o profissional que fica responsável pelo gerenciamento de tudo.

Aqui não é diferente.

Basicamente, o gestor é aquele que vai liderar uma equipe, se houver, e manter as coisas em ordem.

Portanto, é natural que todas as atividades passem por ele, sejam conferidas e até para dividir o trabalho.

Em mídias sociais que já possuem um bom volume de pessoas trabalhando, é natural contratar o gestor para cuidar de questões como:

  • Garantir que o planejamento seja realizado;
  • Ficar de olho nos conteúdos;
  • Analisar se cada setor está funcionando;
  • Observar possíveis oportunidades;
  • Ficar a par de todos os dados coletados, etc.

No geral, o gestor tem como objetivo manter tudo nos trilhos e alavancar os resultados.


4.Social mídia de monitoramento

Por fim, uma das funções do social media é fazer com que tudo passe por um monitoramento constante.

Isso porque, é preciso descobrir se o planejamento e os conteúdos estão dando algum resultado.

Sendo assim, é preciso alguém que monitore constantemente essas redes.

O monitoramento visa recolher e entender todos os números.

Dessa forma, dá para mensurar as ações, saber o que está ou não funcionando e ainda trazer novos dados.

A partir disso, é possível descobrir maneiras de melhorar ainda mais o plano e os conteúdos.

Por exemplo, pode ser que depois de um mês, o monitoramento perceba que os resultados maiores acontecem em um determinado horário ou com um público específico.

Logo, dá para planejar e produzir conteúdos pensando nessas informações.

Importante

O curso online pensado em estratégias e ferramentas das redes sociais pode ser a melhor aposta para trabalhar como social media.

Afinal, é possível melhorar a sua compreensão e ação.

Para isso, é importante pensar em questões específicas ou mesmo na sua área de maior interesse.

Por fim, você ainda ficou na dúvida ou gostaria de saber mais sobre essa profissão do futuro?

Comenta aqui embaixo para que eu possa ajudar ou aproveite para compartilhar as suas dicas com nossos leitores.

Grande abraço e até o próximo post!