Marketing de influência
Marketing de influência

Confira 3 fatores que toda estratégia de marketing de influência de sucesso tem

Marketing de influência já se tornou algo indispensável para as empresas que querem ganhar mais espaço e notoriedade no segmento em que atuam. Essa estratégia é poderosa e pode alavancar os resultados das corporações de todos os portes. 

É uma forma de conseguir aumentar vendas, fortalecer uma marca no mercado, ajudar na construção de imagens positivas para os consumidores e muito mais. Quem ainda não está trabalhando com marketing de influência, com certeza, precisa conhecer mais essa estratégia. 

O que é marketing de influência?

Por ser algo relativamente novo no mercado, muitos empreendedores ficam receosos de investir ou tampouco sabem como traçar um bom planejamento com influenciadores.

Mas, afinal, o que de fato é marketing de influência? 

Essa estratégia se dá pela parceria entre empresas e influenciadores digitais. Esses profissionais constroem comunidades em grande escala, com centenas e milhares de seguidores. 

Eles influenciam essas pessoas, lançam tendências e movimentam o mercado. Isso porque os influenciadores comentam e opinam, de maneira segura e convincente, sobre o que estão usando, consumindo etc. 

Há influenciadores em praticamente todas as áreas possíveis, por mais restrito que seja o nicho. Ou seja, todas as empresas podem investir em marketing de influência que terão bons resultados – se a estratégia for feita corretamente, é claro.

É preciso ter este conceito bem claro em mente para conseguir realizar um planejamento eficiente que traga engajamento para a marca.

Quer saber mais sobre o marketing de influência? Então acompanhe este conteúdo. Abordaremos mais detalhes sobre a estratégia e 3 fatores que todo trabalho com influenciadores de sucesso deve ter.

Marketing de influência: tudo que você precisa saber

As redes sociais revolucionaram a forma como as pessoas se comportam, se relacionam e consomem. Essas plataformas permitiram a proximidade entre personalidades públicas, famosas e as pessoas comuns.

Sendo assim, hoje é muito mais fácil acompanhar o dia a dia de uma celebridade do que antes dessas ferramentas. Com isso, atualmente, a grande maioria das pessoas seguem, pelo menos, um influenciador digital nas redes de sua preferência.

Essa proximidade faz com que o público tenha a sensação de mais proximidade e se identifique com as personalidades públicas, criando um laço real entre influencer e seus seguidores. 

Marketing de influência, então, é a melhor estratégia para trabalhar com esses influenciadores para a divulgação de uma marca, produto ou serviço.

O termo engloba tudo que envolve esse ofício – como a contratação desses profissionais, planejamento estratégico, estabelecimento de metas, métricas dos resultados e muito mais. 

O que faz com que o marketing de influência seja tão eficiente? 

Basicamente, nessa estratégia os influenciadores “emprestam” sua credibilidade para a marca. As pessoas que os seguem acreditam que o que está sendo divulgado é realmente bom e tornam-se um clientes em potencial.

Isso acontece porque o público tende a confiar nas indicações da personalidade que acompanham.

Os influenciadores atuam, então, como verdadeiros porta-vozes de um grande público nas redes sociais. Por meio deles as marcas conseguem tornar algum produto conhecido, aceito e desejado; além de fortalecer o nome da empresa no mercado.

Tudo isso é feito pelas plataformas digitais (seja por vídeo, fotos, reels, stories, tiktoks, resenhas, lives ou qualquer outro meio de comunicação permitido nos mais diversos programas).

A questão que resta é: como fazer? Assim como em todas as estratégias de comunicação, atirar para todos os lados não é vantajoso. Na realidade, essa medida pode até prejudicar a campanha.

Para evitar prejuízos, confira 3 fatores que toda ação de marketing de influência deve ter para entender por onde começar. Lembrando que contratar agências especializadas, como a AtitudeCom, faz toda a diferença.
Essa decisão é essencial para resultados mais sólidos e rápidos.

  1. Público-alvo identificado de forma estratégica

Muitos pensam que as estratégias de marketing de influência devem ser feitas com os influenciadores que mais têm seguidores ou os que façam a parceria cobrando um valor dentro do orçamento estipulado para tal ação  – isso é um erro!

Essas ações devem ser pensadas de forma estratégica. O ideal é contratar influenciadores que tenham o mesmo público que a marca. 

Exemplo: Uma linha de maquiagem deve trabalhar com influenciadores que abordam esse tema nas redes, porque seus seguidores realmente se interessam por produtos desse nicho e podem se tornar possíveis clientes com mais facilidade.

Se investir em um influenciador que fala sobre resenhas de restaurantes só porque tem muitos seguidores, é possível que um anúncio de maquiagem não proporcione nenhum resultado para a marca. Então, a definição de um público-alvo é fundamental para identificar com quais profissionais trabalhar e como realizar a ação de divulgação.

Serve como base para toda a campanha de marketing de influência. Esse passo é fundamental e não deve ser deixado de lado de forma alguma. Qualquer ação na internet deve ser planejada e nunca feita sem um estudo por trás de cada passo.

Caso contrário, pode estar perdendo dinheiro!

2. Orçamento bem definido 

Quanto a empresa pode investir em campanhas de marketing de influência? 

Muitos negócios comerciais, principalmente os de pequeno e médio porte, acreditam que não podem trabalhar com influencers por não ter um alto budget separado para esse investimento.

Essa consideração é equivocada. Existem diversos tipos de influenciadores e todos são eficientes, dependendo do objetivo da marca. Não é preciso contratar aqueles que têm milhões de seguidores.

Muito pelo contrário! Muitas vezes o mais assertivo para uma marca é investir em micro influenciadores, aqueles que têm entre 10 mil e 50 mil seguidores; ou até nano influenciadores, que são aqueles que têm entre 1 mil e 10 mil espectadores acompanhando seus posts.

Com essas possibilidades, o custo é menor e pode ser ainda mais benéfico do que apostar em grandes celebridades.

Às vezes, o público dessas categorias de influencers confia mais na indicação de pessoas com menos seguidores, porque são pessoas que vivem em contextos mais próximos da sua realidade do que nas recomendações de famosos. 

A recomendação para esse passo é: entenda o quanto você pode investir e trabalhe com isso, com certeza encontrará um bom profissional para fazer parcerias de sucesso.

O orçamento também impacta no envio de press kits – se essa for a estratégia da marca – e outros fatores. 

Com o apoio de especialistas em marketing de influência, é muito mais fácil definir o orçamento e o que pode ser feito com essa quantia.

3. Indicadores-chave de desempenho em vigor

KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator. De forma resumida, esse termo refere-se ao indicador chave de desempenho. 

Ou seja, são os fatores que servem de medição de desempenho das ações, campanhas e estratégias no mundo digital.

Existem diversos tipos de KPI, como: conversão, número de leads, acessos no site e alguns outros. 

Cada empresa deve identificar quais desses deve usar para mensurar seus resultados com as ações com os influenciadores de acordo com seus objetivos – os quais devem estar bem claros para a empresa antes de iniciar qualquer trabalho. 

Por exemplo: se o objetivo da campanha é conquistar novos seguidores para o Instagram da empresa, a principal métrica a ser analisada é o número de novos seguidores obtidos no período em que a campanha está acontecendo.

Ou seja, as KPIs são essenciais para medir o objetivo traçado, se a campanha está dando certo ou precisa ser otimizada. Sem elas, as empresas não atingem o máximo potencial que aquela ação poderia ter.

Esses são os 3 principais fatores que toda ação de marketing de influência deve ter para começar a funcionar. Mas, esse é só o começo sobre tudo que precisamos saber sobre o tema. É bastante coisa, mas podemos te ajudar!

Conte com a AtitudeCom

Somos especialistas em marketing de influência, trabalhando todos os dias para ajudar marcas a se desenvolverem e se consolidarem no mercado digital. 

Contamos com uma equipe altamente qualificada para trabalhar nas campanhas da sua empresa. 

Montamos um plano de ação, de acordo com as necessidades e objetivos da sua marca, e colocaremos em prática. Não medimos esforços quando se trata de inovar, desenvolver e sugerir ações para impactar/engajar em campanhas de marketing de influência. Entre em contato!